Spark: Uma distribuição para Drupal 7 com objetivo de validar a experiência de usuário para o Drupal 8

Na semana passada, quando eu estava fazendo umas pesquisas para escrever o post sobre as melhorias previstas para o Drupal 8, encontrei um artigo do Dries Buytaert anunciando o lançamento de uma distribuição para Drupal 7 chamada Spark. O título do post já tinha me deixado interessado, pois mencionava melhorias na experiência de autoria para o Drupal 7 e Drupal 8. Mas logo no primeiro parágrafo eu li uma frase que me deixou realmente animado: "O objetivo do Spark é atuar como uma incubadora para as melhorias na experiência de autoria que poderão ser testadas no campo".

Quem acompanhou a evolução do Drupal 5 para o Drupal 6, com certeza vribrou com as melhorias trazidas pela nova versão. Só o fato de você poder alterar o peso dos elementos utilizando o recurso de drag-and-drop já representava uma enorme economia de tempo. Em um vocabulário de taxonomia, por exemplo, caso precisássemos alterar a ordem dos elementos, era necessário editar termo-a-termo definindo um valor para peso. Imagine se esse vocabulário tivesse 100+ termos?

Na evolução do Drupal 6 para o Drupal 7, pudemos acompanhar várias outras melhorias, não somente na experiência do usuário, mas também na arquitetura do sistema. Dentre outras, pudemos ver a implantação das Entidades, a incorporação da funcionalidade do CCK ao núcleo (que permite a criação de campos personalizados para as Entidades) e também foram implantadas algumas melhorias na experiência do usuário. De fato o Drupal 7 ficou muito mais amigável do que a versão 6.

No Drupal 8, como foi citado no post sobre as melhorias previstas para a versão, temos mais novidades em relação a experiência do usuário. E a estratégia que a Acquia adotou, criando uma distribuição com essas melhorias, possibilitará a validação dessas implementações em projetos reais, com conteúdos reais. Ou seja, conseguiremos saber, antes mesmo do Drupal 8 ser lançado, se essas melhorias realmente serão úteis aos usuários.

Outras necessidades podem surgir ao longo do projeto, mas a equipe está trabalhando, inicialmente, em melhorias como:

  • Ferramentas para edição de conteúdo inline e drag-and-drop para layout
  • Melhorias na criação de conteúdo: salvar automaticamente, salvar como rascunho etc
  • Painéis personalizados para redatores
  • Interface mobile para criação e administração de conteúdo

O primeiro item dessa lista já foi parcialmente alcançado, como mostra o vídeo In-place editing in Spark.

Não tenho dúvidas que o Spark será um grande sucesso. Experiência do usuário, especialmente na criação de conteúdos, precisa ser testado na prática. Não adianta apenas planejar, criar wireframes, desenhar layouts. A Acquia está, mais uma vez, fazendo um excelente trabalho. Eu estou ansioso para lançarem logo a primeira versão :)

Compartilhe este conteúdo

Precisa de ajuda com Drupal?
Estamos ansiosos para saber mais.